Entrada > Notícias > Poste-Vídeo Arte com curadoria de Vera Carmo e João Leal
Publicado em: 16 Dezembro 2021

Poste-Vídeo Arte com curadoria de Vera Carmo e João Leal

Poste-Vídeo Arte inaugura na Extéril no sábado, dia 18 de dezembro de 2021.

No dia 18 de dezembro de 2021, pelas 16h30, inaugura a exposição Poste-Vídeo Arte na Galeria Extéril. TRANSUBSTANCIAÇÃO - II que junta no mesmo espaço os trabalhos de Diogo Evangelista, Laetitia Morais, Hernâni Reis Baptista e Salomé Lamas, tem a curadoria de Vera Carmo e João Leal, docente da ESMAD. 

TRANSUBSTANCIAÇÃO - II parte de um olhar panorâmico e desencantado sobre um aqui e agora que sinaliza uma profunda transformação nas estruturas - materiais e imateriais - que permitem e permeiam as relações humanas. Estas transformações manifestam-se pontualmente, sob a forma de episódios, mais ou menos dramáticos, que nos chegam aos ouvidos, muitas vezes, só, através de conversas de café. As discussões e conclusões tendem a ser fragmentadas e fragmentárias. Continua a ser conveniente esquecer que a "banalidade do mal" (Arendt) se torna possível porque insistimos em pensar o outro enquanto tal.

As obras selecionadas, mostradas em conjunto, recuperam a continuidade do real, ou, por outras palavras, identificam todas estas mudanças como parte da reestruturação ideológica, ainda de fim incerto, que caracteriza o zeitgeist. Surgem a casa e o corpo, enquanto palco de micro-acontecimentos, ora encenados, ora recortados do real. Estranhamente, intui-se um fio condutor entre o abraço da personagem feminina de "Coup de Grâce", Gisberta, Bárbara e a atualização do pancrácio no corpo de Marta Ângela em "Eulusionismo Antilusionistu". Todas resistem. Todas simbolizam uma mudança de paradigma em suspenso. Todas desafiam o pensamento.

Extéril
Rua do Bonjardim, 1176
4000-122 Porto

Combined Shape

Navigation