Entrada > Notícias > A Fotografia como um dispositivo utópico: Repensar, Questionar Realidades Urbanas
Publicado em: 04 Abril 2024

A mesa redonda Contrast integra a programação do 25 de Abril, da Casa Comum.

Enquadrado na programação do 25 de Abril da Casa Comum, realiza-se, no dia 8 de abril, pelas 18h00, a mesa redonda Contrast | A Fotografia como um dispositivo utópico: Repensar, Questionar Realidades Urbanas que pretende debater a importância do ensino da fotografia como um dispositivo quer para a ideação de projeto e criação artística quer para analisar e representar criticamente a arquitetura, a cidade e o território, bem como a forma como as pessoas vivem e transformam estes espaços.

A abertura da mesa redonda e apresentação do projeto Contrast estará a cargo do coordenador do projeto Pedro Leão Neto (FAUP) que irá moderar o debate que se segue. A mesa redonda conta com a presença dos seguintes convidados, muitos deles coordenadores e editores que integram o projeto Contrast, nomeadamente, Joana Caetano (CETAPS/FLUP), José Carneiro (FBAUP/ID+/i2ADS), Maria Neto (CEAU/FAUP-UBI), Mário Mesquita (FAUP/FBAUP/i2ADS), Olívia Marques da Silva (uniMAD/ESMAD /P.PORTO) e Rui Lourosa (ESAP) e o debate que se segue terá como mote a temática O Ensino da Fotografia como um Dispositivo Utópico e será moderado por Pedro Leão Neto.

Interessa debater a fotografia como um dispositivo utópico capaz de um registo documental ficcional, explorando diversas estratégias visuais que nos permitem repensar e questionar a identidade e o significado simbólico dos lugares, de cidade bem como perceber como os mesmos são vividos e transformados. Alguns pontos chave:
- A fotografia como meio de expressão artística e crítica social, questionando e reimaginando a arquitetura, a cidade e o território.
- Estratégias visuais utilizadas para repensar e transformar a perceção dos espaços urbanos.
- Exemplos de projetos fotográficos que combinam documentação e ficção para explorar utopias urbanas.

Neste contexto de celebrações do 25 de abril, importa também perceber como a fotografia tem sido usada como uma ferramenta para documentar momentos históricos, capturar a essência da resistência cultural e expressar a identidade de um povo em transformação. Alguns pontos chave:
- A fotografia como registro histórico da Revolução dos Cravos e suas repercussões na sociedade portuguesa.
- A importância da memória visual na preservação da identidade coletiva e individual.
- De que modo a fotografia pode desempenhar um papel na educação para a cidadania, valorizando a democracia e a liberdade.

Este evento integra ainda a vídeo-exposição Contrast: Repensar, Questionar Realidades Contemporâneas que tem acompanhado o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT.

A vídeo-exposição tem vindo a comunicar os trabalhos fotográficos de estudantes e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitetura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.