Entrada > Notícias > Exposição "Para Rio de Onor"
Publicado em: 18 Junho 2021

Exposição "Para Rio de Onor"

Inauguração da exposição dos estudantes da Licenciatura em Design Industrial da Escola Superior de Media Artes e Design em Rio de Onor, Bragança.

A exposição "Para Rio de Onor" inaugura hoje, dia 18 de junho, na antiga Escola Primária de Rio de Onor. Para Rio de Onor é uma exposição de registo e partilha de um projeto que envolveu os estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Design Industrial da Escola Superior de Media Artes e Design e a comunidade de Rio de Onor, Bragança.

O território e a paisagem, o património e as memórias de uma comunidade que resiste, foram o material utilizado pelos estudantes para construírem pontes de partilha intergeracional e cultural. Esta exposição é um pequeno registo de um projeto maior que começou em finais de 2020, com um desafio lançado pela Azimute ao Politécnico do Porto.

No âmbito do projeto de inovação social “Aldeias Pedagógicas”, envolvendo a população de Rio de Onor, os estudantes produziram objetos que propõem a materialização de pequenos gestos do quotidiano, modos e hábitos da comunidade, assinalam lugares e marcam a paisagem, reinterpretam técnicas artesanais e ancestrais com o auxílio sábio da Rosa e do Aníbal.

“Para Rio de Onor” é também uma homenagem à comunidade de Rio de Onor. Neste contexto representados pela simpatia e alegria da Sofia e da Júlia e na disponibilidade do Bernardino, na serena presença do Domingos e de muitos Rionoreses, que receberam os docentes e estudantes da ESMAD e os acompanharam durante três dias.

Em simultâneo, na aldeia de Rio de Onor, inaugura a 1.ª edição do "Futurar”, na Casa do Touro. Um programa de consciencialização organizado pelos estudantes de design, no âmbito da UC de Design no Futuro, que remata a reflexão e discussão que decorreu ao longo do ano letivo.

A exposição pode ser visitada até 17 de outubro de 2021.