Entrada > Notícias > Programa Eco-Escolas na ESMAD

Programa Eco-Escolas na ESMAD

O primeiro passo para a implementação já foi dado com o Conselho Eco-Escola, um grupo de trabalho dedicado a um projeto educativo, que visa o compromisso pela cidadania ativa e pela sustentabilidade.


Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).

Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos, sendo o 1.º a formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos estudantes em maioria, docentes, não docentes, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades).

O Conselho Eco-Escola da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) é composto por elementos da comunidade escolar: docentes e investigadores, não docentes e estudantes dos vários cursos. Também acolhe outras personalidades da comunidade local, representativas do município de Vila do Conde, convidadas a participar neste projeto internacional pelo ambiente.

O programa Eco-escolas está implementado em 59 000 escolas, em 68 países.

A composição do Conselho Eco-Escola pode ser consultada aqui.

Autor

CI | CAMPUS 2

Partilhar