Entrada > Notícias > Merge — The Social Magazine
Publicado em: 15 Junho 2020

Merge — The Social Magazine

Merge é fundada por André Silva e Mariana Fidalgo, alumni da Escola Superior de Media Artes e Design

Nascida a 1 de abril de 2020, após meses de estudo, Merge — The Social Magazine surge no mercado português como uma revista que conjuga diversas temáticas, artes e culturas visuais. Pesada numa balança de tempos escuros mundiais, Merge vem servir uma vastidão de possibilidades gráficas e estilos, alicerçada na cultura portuguesa, e procurando afirmar-se como uma fonte de partilha e informação.

Em 2019, André Silva e Mariana Fidalgo, alumni da Licenciatura em Design da Escola Superior de Media Artes e Design, juntaram-se com o objetivo de delinear um projeto editorial cuja finalidade seria a partilha de conhecimento. Desta forma, após alguns meses e várias discussões sobre a concepção, projeção e fundamentação do projeto, os jovens designers chegaram ao conceito, designação e áreas de intervenção que pretendiam abordar.

O tempo passa, transportando-nos até abril de 2020. "Todas as opções tinham sido avaliadas e repentinamente uma pandemia surge e tudo se questiona. Tempos de adversidade exigem uma postura mais firme mas também aguçam conveniências. Plenos de convicção reforçamos competências e avançamos com o projeto" afirmam os jovens.

É nesta fase que Joana Franco se junta à equipa e tonifica a sua identidade. Três artistas, três designers, três percursos que se cruzam, primeiramente no ensino secundário artístico especializado e depois, no ensino superior. "Para além deste projeto, cada um tem a sua ocupação profissional. Produzimos, igualmente, como freelancers e/ou em projetos independentes que nos realizam enquanto criadores", aponta André Silva. A bagagem académica também nunca foi esquecida. André e Mariana, licenciados pela Escola Superior de Media Artes e Design, levam consigo o peso e o conhecimento do corpo docente com o qual contactaram. No caso de Joana, licenciada pela Escola Superior de Dança, desde pequena que contacta com o mundo criativo do espetáculo o que desde cedo a fascinou e a ajudou a edificar-se enquanto artista.

André e Mariana evidenciam que "no ensino superior contactamos com nomes incontornáveis do Design Português que nos moldaram enquanto pessoas e artistas. André Cruz, do aclamado Studio Dobra, Pedro Serapicos e o seu reconhecido trabalho ilustrativo em terras de sua majestade, e Gilberto Ribeiro e o seu domínio dos novos trilhos americanos, são alguns dos nomes que nos marcaram. De certa forma, crescemos artisticamente desejosos de explorar novas ideias".

Merge surge assente na cultura portuguesa onde o reconhecimento, a partilha e a comunhão fazem parte da sua identidade. A revista conta já com duas edições, sendo que em cada uma é sublinhado um tema/palavra que dá vida à sua construção. Este mote é encaminhado para os convidados, onde estes têm plena liberdade de criação e podem personalizar sem cânone o seu espaço.

Mariana explica que "o processo inicia-se com uma seriação dos possíveis convidados. Nesta fase tentamos albergar uma panóplia de artistas de várias áreas. Estes criadores, em muitos casos, já integram uma lista restrita de referências que possuímos, mas também são colegas com os quais contactamos noutros projetos. Por outro lado, também ousamos convidar alguns professores, como forma de desafio a eles e a nós próprios, uma vez que o seu contributo enriquece o nosso desígnio mas o deles também".

De momento, Merge — The Social Magazine apresenta um formato digital. No website pode-se visualizar e descarregar as duas primeiras edições (maio e junho). No entanto, a equipa não esconde a vontade de criar um formato impresso, apesar dos desafios. Neste sentido, os jovens encontram-se a analisar soluções que viabilizem este desejo, desde a procura de patrocinadores à possibilidade de publicidade.

Podemos assim afirmar que, apesar de o ano “vinte vinte” estar incontornavelmente associado a um impacto negativo incalculável e a um difícil capítulo na história da indústria artística/cultural. Por outro lado, surgem novas formas de comunicação e pensamento cujo propósito, também é de reforçar a mensagem de esperança e de audácia num período marcadamente difícil.

Prometemos viver, ver, sentir e ouvir a nossa cultura.
A cultura portuguesa.