Entrada > Notícias > O Dia + Curto na ESMAD
Publicado em: 30 Novembro 2023

O Dia + Curto na ESMAD

Cinco curtas-metragens para celebrar o cinema na chegada do solstício de inverno, no dia mais curto do ano.

A Escola Superior de Media Artes e Design associa-se, uma vez mais, à iniciativa nacional de celebração da curta metragem “O Dia Mais Curto”.

A sessão decorrerá no Auditório Luís Soares, no dia 20 de dezembro de 2022, pelas 15h00, integrada numa aula aberta da UC de Argumento, da Licenciatura de Tecnologia da Comunicação Audiovisual e da Licenciatura de Fotografia.

“Novas Curtas Portuguesas” é a oportunidade perfeita para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar. A inegável qualidade das curtas-metragens portuguesas tem sido reconhecida em festivais de cinema de todo o mundo, revelando todos os anos novos talentos. Uma seleção de filmes made in Portugal que inclui alguns dos favoritos da última edição do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.

Duração 68’ · M/12
Auditório Luís Soares · 15h00

"O casaco rosa" DE mónica santos

Portugal · França · 2022 · ANI · 8’
Um filme-musical político sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema.

"O homem do lixo" DE laura gonçalves

Portugal · 2022 · ANI,DOC · 12’
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro.

"aos dezasseis" DE carlos lobo

Portugal · 2022 · FIC · 14’
Uma escola, um skatepark e um concerto. Sara acaba de fazer dezasseis anos.

"pê" DE margarida villa-nova

Portugal · 2022 · FIC · 20’
Um homem atravessa a cidade tentando manter a rotina. Enquanto se confronta com uma realidade alheia ao seu sofrimento, prepara a sua despedida.

"ice merchants" DE joão gonzalez

Portugal · França · Reino Unido · 2022 · ANI · 14’
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.