Cesário Alves, docente do Departamento das Artes da Imagem, apresenta a exposição Arquivo Turbo no âmbito da 31.ª edição do Curtas Vila do Conde.
Arquivo Turbo complementa a exibição do Maquete’92, filme realizado por Paulo Pinto, com direção de fotografia de Cesário Alves, que celebra os anos de atividade da banda vilacondense Turbo Junkie I.E., e que será exibido em antestreia no festival. A exibição do filme terá lugar no dia 9 de julho, pelas 16h30, e no dia 16 de junho, pelas 21h15.
Os Turbo Junkie I.E. voltam a reunir-se em palco, num concerto inédito, no dia 10 de julho, pelas 23h30, no Teatro Municipal, com live visuals de Nuno Tudela.
Arquivo Turbo
Como enfrentar nesses anos, a oportunidade de trabalhar com um grupo de músicos que tem uma banda e quer publicar um disco? Imaginar a capa, o booklet, a criação gráfica, as vantagens e limitações do formato CD. Experimentamos com tudo o que tínhamos, procurando a perfeição e abraçando o erro e assim aprendemos que o que resulta de uma colaboração não é o que cada um espera, mas sim uma negociação entre o imaginado e o real.
As fotografias foram construídas à volta de rostos e corpos que desejavam imagens, mas elas também desejavam os corpos e retiveram a sua aparência efémera. Ao vê-las agora, pesa-nos a consciência da passagem do tempo, como uma avalanche. Estávamos nos 20 e poucos anos de uma juventude irrequieta, ali no meio dos anos 90. A digitalização de tudo estava a acelerar e o Photoshop já se intrometia nas nossas vidas. As primeiras câmaras numéricas produziam imagens tão pobres que se tornavam interessantes, mas as fotografias de qualidade continuavam a fazer-se com filme e processos químicos. A imensa variedade de formatos e produtos fotográficos disponíveis nos últimos anos do séc. XX era alimentada por uma indústria influenciadora, que, apesar dos trambolhões impensáveis da Kodak e da Polaroid, foi-se transformando e contribuiu para dar forma à hegemonia da tecnologia digital, até aos dias que correm. (Cesário Alves)