Entrada > Notícias > Da 2 à 26: vida, namoro e legado de António Gaio
Publicado em: 30 Outubro 2025

Da 2 à 26: vida, namoro e legado de António Gaio

A convite do CINANIMA, a ESMAD desenvolveu a identidade e o conceito da comemoração do centenário do nascimento de António Gaio.

No dia 7 de novembro de 2025, pelas 20h30 horas, inaugura a exposição Da 2 à 26 - vida, namoro e legado de António Gaio, com coordenação e conceção de Olívia Da Silva, na Galeria Multimeios, em Espinho.

Nos media fotográficos reconheço a natureza construtiva da representação, sendo que alguém representa outra pessoa com um determinado objetivo e para um público específico. Neste sentido, a representação fotográfica de António Gaio tem um profundo significado político, social e cultural, porque a forma como se representa uma pessoa ou um grupo, mostra a forma como é visto e tratado no seu quotidiano, podendo o retrato afetar a forma como o próprio se via e se definia. A fotografia é vista como socialmente definidora, característica que, nesta exposição, se pretende compor, desde o seu nascimento.

Neste trabalho de celebração Da 2 à 26 - Amor, Vida e Legado, dá-se a ver António Gaio através de um álbum familiar, das memórias dos amigos e da Cooperativa Nascente, teias de um percurso que refletem precisamente uma história entre o fotógrafo e o sujeito, sendo que, neste caso, o fotógrafo tem uma posição mais de observador sobre o sujeito e não da prática fotográfica. Quem o capta, num instante da vida, ganha uma posição privilegiada sobre o António Gaio porque o conheceu e dialogou diretamente com as pessoas que com ele conviveram toda a vida. Esta é uma relação de proximidade e, por isso, uma leitura de dentro sobre o António Gaio e não uma visão de fora, alienada e voyeurística.

Combined Shape

Navigation