Entrada > Notícias > "De Comer"
Publicado em: 31 Março 2021

"De Comer"

“De Comer” é um projeto que explora a dimensão e proporção do objeto em relação ao gesto de partir, pegar e trincar.

No âmbito da UC Projeto do 2.º ano da Licenciatura em Design Industrial, os estudantes desenvolveram o projeto "De Comer".

Desde os primeiros caçador-recolectores até aos clientes globais da Uber Eats, a humanidade come há mais de 350 mil anos. Antes da linguagem, já a alimentação fazia parte da existência humana. Era condição dessa existência. A alimentação é um requisito de sobrevivência da espécie, que a tem ocupada desde os primórdios da sua existência.

Com lugar privilegiado em toda a história da humanidade, em todos os sítios, culturas e sociedades, a refeição, ainda hoje, entre tanta abundância, não chega a todos. Muitos são os que sobrevivem à mingua de comida, enquanto outros degustam iguarias requintadas em faustos banquetes. Por comida, começaram-se começaram muitas guerras e alianças fratricidas.

Cozinhar, a par da linguagem, é uma forma universal de atividade humana desde a sua existência. A refeição é um objeto cultural e a comida é o léxico dessa cultura. É sobre esse léxico, na forma de comida, que este exercício se ocupa, ou cuida de fazer pensar, que é o mesmo que fazer desenhar.

Os materiais utilizados são alimentos no seu estado natural, não processados, e o resultado da materialidade é comestível sem recurso a palamenta. Na produção destes objetos para comer, são exploradas a dimensão e proporção do objeto em relação ao gesto de partir, pegar e trincar; o tingimento de alimentos a partir de especiarias ou frutos; a utilização de alimentos da época; as porções nutritivas em consonância com a formalidade do objeto. 

Combined Shape

Navigation