Entrada > Notícias > Death & Documentary
Publicado em: 25 Novembro 2019

Death & Documentary

Curso de especialização em cinema documental, em parceria com a Universidade do Texas em Austin. 3ª fase de candidaturas até ao dia 29 de novembro

Há apenas uma coisa da qual podemos ter certeza: todos nós vamos morrer. A morte é inevitável tanto quanto faz parte da vida. A morte existe em todo o lado e está ao nosso redor, presente na vida quotidiana: num animal que comemos, numa planta que seca, num amor perdido, numa fábrica que encerra, num bairro em mudança... No entanto, a morte não significa necessariamente o fim, mas sim um processo de mudança, de transição, de quebra e rutura.

O curso Death & Documentary examinará várias abordagens distintas ao tema da morte e como estas podem ser retratadas no documentário. Através de uma série de palestras e de filmes, os alunos são convidados a meditar sobre sua própria mortalidade e a expressarem-se através da produção criativa de documentários, retratando a morte numa ampla variedade de interpretações. A estrutura do curso foi pensada para privilegiar a aprendizagem através da prática e da produção e realização de documentários.

Esta é uma formação de especialização em documentário, criada e lecionada pelos professores Patrícia Nogueira (ESMAD) e Andrew Garisson (UTAustin), funcionando em simultâneo em Portugal e nos EUA. As aulas decorrem síncronas com a turma homóloga nos EUA, permitindo a interação entre alunos e professores. Ao longo de 60 horas os alunos são convidados a refletir sobre um tema tão universal como é o da Morte, questionando o sentido da vida e da sua existência no Universo, confrontando as suas referências culturais com as dos colegas, num ambiente multicultural, e vertendo essa reflexão para os documentários realizados.

A parceria incluiu também uma visita do professor Andrew Garisson, para lecionar em Portugal durante uma semana, a orientação conjunta dos documentários pelos dois professores e duas sessões de apresentação públicas dos filmes dos alunos, uma em Austin e outra em Vila do Conde ou no Porto.

Após o circuito dos festivais, todos os documentários serão disponibilizados num website do curso, alojado na página da UT Austin.

Fotografia: Nanook of the North, Robert Flaherty

edital        Candidaturas