Entrada > Notícias > Design e Sustentabilidade: Explorando Novas Fronteiras
Publicado em: 19 Maio 2023

Design e Sustentabilidade: Explorando Novas Fronteiras

A Licenciatura em Design recebe Adriana Fernandes, designer, educadora e investigadora.

No dia 22 de maio de 2022, pelas 9h30, a Licenciatura em Design recebe a designer Adriana Fernandes para um seminário intitulado "Design e Sustentabilidade: Explorando Novas Fronteiras"

Em um mundo cada vez mais preocupado com os desafios ambientais, sociais e económicos, a preocupação com a sustentabilidade é postura fundamental para moldar um futuro possível e promissor. Neste cenário de transição, o design aparece como catalisador de mudanças positivas, ao unir criatividade, inovação e consciência ambiental.

Nesta palestra, iremos explorar como a atividade de projetar expande cada vez mais seu campo de atuação e estabelece novas relações com a natureza, a tecnologia material, e o mercado. Descobriremos como o design se reinventa através de novos processos projetuais, como o pensamento sistêmico e o design participativo, para criar soluções mais abrangentes e inclusivas. 

A iniciativa, que tem lugar na sala B201, decorre no âmbito da UC de Cultura Contemporânea, do 2.º ano da Licenciatura em Design

Adriana Fernandes

Designer, educadora e pesquisadora. Mestre em Design Industrial e de Produto pela Universidade do Porto e estudante de Ph.D. no programa de doutoramento em Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente professora assistente convidada na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e investigadora estudante integrada no ID+, Instituto de pesquisa em Design, Media e Cultura. Especialista em design estratégico, inovação e economia criativa, estuda o design como ferramenta de impacto para mudanças positivas nos negócios, sociais e ambientais. Atuou na área do design industrial por mais de 20 anos, desenvolvendo produtos e projetos de iluminação. Na área académica desde 2006, leciona em universidades no Brasil e na Europa em cursos de licenciatura e pós graduação em design. Atualmente é consultora em design estratégico e inovação, e desenvolve investigação doutoral que estuda o impacto do pensamento sistêmico e das ferramentas do design estratégico no desenvolvimento da resiliência de pequenos negócios da área da economia criativa, contribuindo assim para o desenvolvimento e empoderamento de comunidades locais e na valorização dos territórios.

Combined Shape

Navigation