Entrada > Notícias > Estudantes de Design em Le Monde Analogue
Publicado em: 12 Julho 2022

Estudantes de Design em Le Monde Analogue

Ricardo Flores e Diogo Costa, estudantes da Licenciatura em Design, realizaram uma performance pública de graffiti na exposição promovida pelo Le Monde Analogue.

Os estudantes Ricardo Flores e Diogo Costa, do 1.º e 2.º anos da Licenciatura em Design — Ramo de Design Gráfico e de Publicidade, respetivamente, foram desafiados pela comunidade Le Monde Analogue a realizarem uma performance pública de graffiti, no contexto da exposição dos trabalhos de fotografia analógica patente na Macaréu – Associação Cultural no Porto, de 1 a 31 de julho de 2022.

O projeto promove o conceito onde a fotografia urbana analógica se funde com a arte visual inspirada por graffiti executado durante uma performance pública, que ocorreu no dia 1 de julho, na inauguração da exposição. A colaboração entre o graffiti e a fotografia analógica ocorre de forma natural e partilham em simultaneidade a imprevisibilidade dos resultados.

As novas imagens são posteriormente devolvidas aos fotógrafos, cuja intervenção cria uma nova composição e imaginário.

Le Monde Analogue é uma comunidade que suporta os entusiastas da fotografia analógica e a promove. Encontra-se sediada em Göttingen  e foi fundada e organizada pelas fotógrafas croatas Jadranka Kljajic e Anita Krisko. Realizaram a sua primeira apresentação e exposição em Berlim, cidade que acolhe muitos artistas e onde a arte está presente nas ruas. Este ano mudaram-se para o Porto.

A ESMAD foi convidada por um dos organizadores da exposição no Porto, Marco Lourenço, a desafiar graffiters, tendo sido escolhidos os estudantes do curso de Design.