O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia regressa ao Porto de 17 a 21 de outubro de 2023.
A edição deste ano do festival dedica o seu foco principal à obra de Naomi Kawase, realizadora japonesa várias vezes premiada em Cannes e figura incontornável do cinema mundial contemporâneo. Tal como já tem sido hábito, o foco incidirá sobretudo sobre uma fase mais seminal e pessoal da sua carreira, com a exibição de um total de nove filmes realizados entre 1992 e 2012, todos eles ambientados no meio familiar, mas também filmes caraterizados pela autorrepresentação e pela busca do sentido e da identidade. Naomi Kawase virá ao Porto para apresentar a seleção de filmes e também fará uma masterclass sobre o seu trabalho, acompanhada pelo crítico de cinema e programador italiano Luciano Barisone, especialista na sua obra.
Além do foco principal e da secção competitiva, o festival incluirá também na sua programação masterclasses, eventos e exibições de cinema experimental, com destaque para a conversa com o realizador francês David Ernaux-Briot, que estará presente para falar sobre o filme Les Années Super 8 [2022], correalizado por si e pela sua mãe, Annie Ernaux, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 2022.
Esta edição é também marcada pelo retorno de alguns artistas e cineastas que já integraram a programação do festival em edições anteriores: o artista e curador norte-americano Peter Freund fará uma masterclass intitulada “Appropriation: the productive failure to re-enact”, no âmbito da qual também serão exibidos alguns dos seus filmes. Contamos também com uma masterclass pelo artista multidisciplinar Fernando José Pereira, que incluirá a exibição do seu filme O Aterro [2023]. E ainda a masterclass “Entre Linhas”, pela artista e realizadora Luciana Fina, dedicada ao seu projeto Andrómeda, no âmbito do qual será exibido um documentário experimental na primeira noite do festival.
No habitual ciclo de performances Private Collection, contamos este ano com as propostas de Xana Novais, Bruno Senune, Teresa Noronha Feio e Vera Mota (performances que terão lugar na Galeria A Leste e no Museu Nacional Soares dos Reis).
João Leal, docente do Departamento das Artes da Imagem, Nuno Coelho e Luísa Homem compõe o júri desta edição.