No dia 2 de novembro de 2025, pelas 14h30, na Loja de Turismo de Valença, inaugura a exposição fotográfica “Coexistências Transtemporais”, da autoria de Hernâni Oliveira, estudante do Mestrado em Cinema e Fotografia — Especialização em Fotografia.
Coexistências Transtemporais é um estudo fotográfico sobre a paisagem e a cartografia das linhas de defesa do Alto Minho, que percorre os municípios de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha. O projeto reflete sobre a forma como o tempo se inscreve na paisagem, explorando a relação entre cartografia e imagem fotográfica. A investigação parte das plantas militares elaboradas por Manuel Pinto de Vilalobos no início do século XVIII, revisitando os territórios por ele cartografados, com especial foco nas povoações fortificadas junto ao rio Minho.
A paisagem é aqui entendida como um palimpsesto, onde diferentes épocas coexistem, acumulando-se em camadas visíveis ou parcialmente apagadas. A fotografia é usada como meio de observar, relacionar e tornar visíveis essas camadas temporais, revelando contrastes, permanências e transformações.
