Entrada > Notícias > Inauguração da exposição "Da 2 à 26 - vida, namoro e legado de António Gaio"
Publicado em: 12 Novembro 2025

Inauguração da exposição "Da 2 à 26 - vida, namoro e legado de António Gaio"

A convite do CINANIMA, a ESMAD desenvolveu a exposição e o documentário de comemoração do centenário do nascimento de António Gaio.

Na passada sexta-feira, dia 7, inaugurou a exposição Da 2 à 26 - vida, namoro e legado de António Gaio, com a curadoria de Olívia Da Silva, na Galeria Multimeios, em Espinho.

Neste trabalho de celebração do centenário do nascimento de um dos fundadores do CINANIMA, dá-se a conhecer António Gaio através de um álbum familiar, das memórias dos amigos e da Cooperativa Nascente, teias de um percurso que refletem precisamente uma história entre o fotógrafo e o sujeito, sendo que, neste caso, o fotógrafo tem uma posição mais de observador sobre o sujeito e não da prática fotográfica. Quem o capta, num instante da vida, ganha uma posição privilegiada sobre o António Gaio porque o conheceu e dialogou diretamente com as pessoas que com ele conviveram toda a vida. Esta é uma relação de proximidade e, por isso, uma leitura de dentro sobre o António Gaio e não uma visão de fora, alienada e voyeurística.

Nesta exposição, a presidente da ESMAD e curadora da exposição, partilha memórias sobre António Gaio — o homem que fez do CINANIMA um sonho coletivo —, revelando que o documentário animado que abre o festival e a exposição permitem ao público conhecer de perto a vida, o legado e a forma como a história, a criação contemporânea e a cultura se entrelaçam para António Gaio.

Olívia Da Silva foi convidada, na qualidade de artista–fotógrafa e presidente da ESMAD pela direção do CINANIMA. Foi, igualmente, realizado um documentário animado – uma curta-metragem – intitulada Um encontro de sonhos coletivos em homenagem à vida e obra de António Gaio, realizada por Hugo Mesquita, Marcello Ferreira, Diogo Nóbrega, Ricardo Albano, Simão Almeida, Luís Kasprzykowski, com a colaboração especial do Mário Augusto, jornalista da RTP, como narrador.

Sócio fundador e membro da direção da Cooperativa Nascente em 1976, António Gaio ajudou a fundar, após o 25 de Abril, o CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, tornando-se diretor do certame em 1980. Um grande adepto de banda desenhada e do cinema de animação, foi responsável pela criação de um dos mais importantes festivais internacionais de cinema de animação. “Sob a sua direção, o CINANIMA tornou-se num dos mais conceituados festivais de animação, ao nível internacional, sendo um dos poucos que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood considera essencial na selecção ao Óscar de Melhor Curta-Metragem.”.

A exposição estará patente até 14 de janeiro de 2026.

Combined Shape

Navigation