No ciclo da mutabilidade e visualidade, os ENCONTROS DA IMAGEM regressam para contaminar a cidade de Braga e exaltar o campo da afetividade, num ano tremendo de mudanças e significados. Neste momento admiravelmente instigante para a existência humana, povoada por um turbilhão de imagens, onde prolifera o sentimento que o mundo se encontra em profunda mudança e transformação, o Festival regressa à cidade de Braga com a sua 26ª edição, que se distingue pelo lado sentimental do seu tema: a procura da Felicidade.
Depois da efervescente celebração da sua XXV edição, o festival ENCONTROS DA IMAGEM regressa com um intenso e caleidoscópio programa, este ano propondo uma reflexão sobre a felicidade nas sociedades atuais. Memória, Mudança e Revelações estão entre os temas desta edição, que nos ajudam a conhecer os múltiplos caminhos da felicidade.
Ao lado da atual fúria tecnológica que nos faz questionar os limites do visível, em que a imagem nos projeta para lugares cada vez mais longínquos e o mundo nos é revelado através dos seus mais recônditos e inesperados aspetos, pareceu-nos oportuno promover uma edição dedicada à descoberta do outro, apelando à viragem sentimental e à procura simples e sóbria da Felicidade, do seu “Lugar ao Sol”.
Objeto de conhecimento e de saber, de interrogação ou de experimentação, a fotografia é na sua essência um reflexo vital do mundo atual e por isso é, inegavelmente, um meio de espantosamente captar a pulsação de uma época. A complexa realidade de um mundo tecnológico, ao mesmo tempo arcaicamente bárbaro e intensamente humano, oferece valores e dimensões que ousamos explorar/ descobrir nesta edição, na almejada busca do ser humano pela felicidade.
Por outro lado, o sentimento do mundo é uma tomada de consciência do nosso universo histórico, pelo que esta edição traça a consciência afetiva, sensibilizada pelas tensões e conflitos, diante do aguçamento geral das contradições sociais. Procura-se aqui gerar um campo de criação dinâmica e social em que artistas, curadores, críticos e estudiosos são convidados a explorar o tema da viragem sentimental, nas suas múltiplas leituras, sob o lema “A PLACE IN THE SUN”. + info: http://encontrosdaimagem.com