Entrada > Notícias > O futuro da Arte Digital: A fusão da realidade aumentada com a inteligência artificial
Publicado em: 06 Dezembro 2020

O Mestrado em Sistemas e Media Interativos convida o artista visual e diretor artístico, João Beira, para abordar a temática da fusão da realidade aumentada com a inteligência artificial

No dia 11 de dezembro, pelas 18h30, realiza-se o seminário "O futuro da Arte Digital: A fusão da realidade aumentada com a inteligência artificial" com o orador convidado João Beira, artista visual e diretor artístico.

A iniciativa visa uma análise e visão do futuro da produção artística gerada pela intersecção dos algoritmos de inteligência artificial com a tecnologia de realidade aumentada. Através do percurso pessoal e da produção artística gerada na última década, com base na intersecção do mundo físico com o mundo virtual, o autor João Beira irá apresentar um ensaio e visão dos alicerces da arte digital e generativa, num mundo cada vez mais digital e conectado em tempo real.

Esta atividade decorre na sala B202 e insere-se na UC de Seminários em Ambientes Multimédia do Mestrado de Sistemas e Media Interativos.

João Beira | Define-se como um artista visual, diretor artístico, investigador académico e professor universitário. É também o fundador do projeto Datagrama Visuals, um coletivo de artistas que explora visualizações geradas em tempo real e realidade aumentada - projection mapping. Na última década criou instalações, performances em eventos internacionais como SXSW, Lollapalooza, Burning Man (USA) e Boom Festival (Portugal). Como diretor criativo, liderou projetos para clientes como a Vimeo, National Geographic, Scion, entre outros. Colaborou com músicos como Tipper, Thievery Corporation, Grateful Death e Emika (Ninja Tune). É doutorado pela Universidade do Texas, Austin (2016) e é atualmente professor universitário na Escola Superior do Porto e Escola Superior da Gallaecia.