Entrada > Notícias > PÓVOA iNOVA Academy premia estudantes da ESMAD
Publicado em: 27 Março 2023

PÓVOA iNOVA Academy premia estudantes da ESMAD

A 1.ª edição do concurso promovido pelo município da Póvoa de Varzim premiou as estudantes Cláudia Mendonça, Marta Monteiro e Joana Pereira.

Cláudia Mendonça, estudante da Licenciatura em Design — Ramo de Industrial, é a vencedora da primeira edição do Prémio PÓVOA iNOVA Academy, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com a empresa Ecosteel. A cerimónia de entrega de prémios do concurso realizou-se no dia 21 de março de 2023, no Centro Póvoa Empresas.

Para esta edição, o desafio lançado por José Maria Ferreira, CEO da Ecosteel, era a criação de um puxador para janelas open/pivotante que conjugasse preocupações de funcionalidade, design, economia circular e inovação tecnológica. 

A ESMAD submeteu 13 projetos a concurso que foram orientados pelos Professores Telmo Carvalho, Abel Tavares e Gustavo Macedo. Com uma pontuação final de 28,5 pontos, Cláudia Mendonça apresentou o projeto vencedor. O júri avaliou a proposta segundo parâmetros como design, funcionalidade, qualidade técnica, qualidade estética, originalidade, sustentabilidade e economia circular. No pódio, ficarão ainda os projetos de Marta Monteiro (28 pontos) e Joana Pereira (27,5 pontos).

O projeto vencedor, designado “Camaleão”, é um puxador semioculto destinado à série de janelas da empresa ECOSTEEL. O puxador é feito em alumínio e a cor e o acabamento não são fixos, devendo-se adequar à cor e ao acabamento da caixilharia. As medidas máximas do puxador são 200 mm x 30 mm x 10 mm. O Camaleão é um puxador minimalista e tem em consideração o uso de materiais recicláveis e/ou sustentáveis. É também um puxador ergonómico e intuitivo.  

O segundo prémio, atribuído a Marta Monteiro, com o puxador “Linear”, é um puxador que cumpre a função sem ocupar tridimensionalmente muito espaço, é de fácil uso, tendo como objetivo principal ser oculto. Distingue-se por deslizar no caixilho em vez de rodar no eixo, esta característica auxilia o seu uso por pessoas com mais dificuldade, sendo mais fácil a abertura da janela. A sua remoção torna-se acessível, devido a este possuir os encaixes na peça que fixa ao caixilho, pode ser usado e reajustado a outro tipo de janelas maiores, seguindo a mesma linguagem formal. No seu interior, possui pictogramas que simplificam a interpretação da ação e do movimento. De modo a ser mais discreto, o material escolhido foi o alumínio, adequa-se ao tipo de puxador, sendo reutilizável e possibilitando o mesmo acabamento da janela. 

O terceiro prémio, atribuído ao puxador "Dubai", da estudante Joana Pereira, é um puxador composto por duas partes, a estrutura e o corpo. Os materiais utilizados são o aço inoxidável e o mármore. A união das peças é realizada através da forma que estas têm, sem que seja necessário qualquer elemento de união. O mármore estando desagregado à estrutura, devido a poder ser substituído por outro tipo, torna-se mais versátil, universal e pessoal. Esta peça tem como propósito o reaproveitamento de sobras deste material, resultando numa peça sustentável contribuindo para um pós-vida da pedra. Dubai um puxador adaptável, sofisticado, ecológico, minimalista e único

As três estudantes da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto receberam, cada uma, um cheque de mil euros, sendo que a Cláudia Mendonça foi ainda atribuído um estágio remunerado na Ecosteel.

Combined Shape

Navigation