Inaugurou no dia 15 de outubro a 5ª Bienal de Design de Istambul com a curadoria de Mariana Pestana e co-curadoria de Sumitra Upham.
Soraia Gomes Teixeira, docente do departamento de Design da Escola Superior de Media Artes e Design, foi uma das artistas convidadas nesta edição.
Public Devices for Therapy, proposta de Soraia Gomes Teixeira, concentra-se em 5 objetos desenhados a pensar na recuperação das relações humanas partindo das ações mais elementares como o olhar para o outro, o uso da palavra, o toque físico, o encontro dos corpos. Estão dispostos numa praça do porto de cruzeiros de Besiktas, um lugar público, por ser no espaço público que se constrói uma sociedade de corpo presente e igual. Public Devices for Therapy está inserido no "New Civic Rituals" apresentado pela Bienal.
A 5ª Bienal de Design de Istambul reúne ideias e projetos que procuram definir qual o contributo do design para a construção de um mundo mais empático. O design assume, nesta edição, o protagonismo de mediador de ligação com o mundo e os designers adotam funções sensíveis, diplomáticas, por vezes terapêuticas, com o objetivo de ligar a sociedade: a sociedade com o contexto e com outras espécies e organismos, com o solo, a água, o Universo.
A bienal, através de diferentes propostas de designers e artistas, oferece ferramentas críticas e caminhos alternativos face às crises climáticas e económicas que são urgentes, um estado geral de privação social e um modelo industrial esgotado.
Pode consultar aqui o programa da bienal.