Durante nove dias, estudantes e artistas-professores vão desenvolver criações fotográficas e cinematográficas, que têm como essência a história, a paisagem, a cultura e a gente daquele território.
Na busca de uma perspetiva singular e autoral, os grupos de estudantes trabalham temáticas atuais, que de algum modo lhes suscitaram curiosidade e vontade de as realizar e produzir em imagens, ora questionando, ora sugerindo.
Os moradores daquela cidade, serão convidados a entrar nestes ‘espaços’ de criação, como protagonistas ou como adjuvantes das estórias que se pretendem contar.
Para os estudantes de Fotografia Documental, foi-lhes proposto um olhar sobre a preparação da festa de S. Pedro, festa esta considerada Maior para as gentes que nos acolhe. Porém, a seleção de uma temática à priori, pareceu-nos um desafio e não uma limitação, já que se trata de um património fértil e diversificado, permitindo deste modo executar múltiplas abordagens.
No que concerne às temáticas dos projetos documentais, os estudantes destacaram o Albergue de Peregrino de S. Pedro de Rates, e o Mar, como locais de Encontro, de Passagem, de Ritual e Contemplação.
Como tal, a Póvoa de Varzim reúne as condições ideais para a realização dos projetos do mestrado por motivos vários: pela sua beleza, e pelos ambientes que se dividem entre o mar e uma ruralidade que lhe concede uma identidade particular. Toda esta envolvência, é propícia a um espaço de criação e fruição do lugar.