A Escola Superior de Media Artes e Design recebe, mais uma vez, o CINANIMA nas Universidades, iniciativa que leva 3 programas e 27 curtas-metragens, do melhor do cinema de animação, até várias instituições portuguesas de ensino superior.
Na edição de 2025, que terá lugar no dia 23 de outubro, pelas 14h30, no auditório Luís Soares, para além da exibição de Premiados do CINANIMA 2024, os estudantes poderão ainda assistir a dois programas de curtas que contam com a curadoria de duas escolas superiores europeias: a Lodz Film School, na Polónia, e a Émile Cohl School, em França.
Premiados 2024
Como já é tradição, este ano voltamos a ter um programa dedicado aos premiados do CINANIMA, que conta com sete filmes que se destacaram na edição passada do Festival.
Lodz Film School (Polónia)
A Polish National Film, Television and Theatre School de Łódź, fundada em 1948, é uma das escolas de cinema mais prestigiadas do mundo, distinguindo-se pelo seu ensino prático e imersivo. Com cerca de 700 alunos distribuídos por oito áreas de estudo, incluindo realização, cinematografia e interpretação, a escola produz anualmente cerca de 300 curtas-metragens. Os seus filmes e ex-estudantes têm recebido prémios como o Oscar™, a Palma de Ouro e o BAFTA. Entre os antigos estudantes contam-se nomes como Polanski, Kieslowski e Wajda. Muitos regressam como professores, fortalecendo a tradição de excelência entre mestres e aprendizes.
Émile Cohl School (França)
Fundada em 1984 em Lyon, a Émile Cohl School forma artistas, aliando o desenho clássico aos meios de comunicação modernos, com especial enfoque na banda desenhada e na animação. Há 40 anos, a escola incentiva os estudantes a desenvolverem um estilo artístico próprio, assente numa base sólida. Acompanha a evolução tecnológica, preparando jovens para a ilustração, animação e videojogos. No último ano, cada estudante realiza uma curta-metragem, em colaboração com estudantes de música. Os filmes refletem visões artísticas pessoais. No 40.º aniversário da escola, a École Émile Cohl oferece uma mostra da diversidade e criatividade a todos os parceiros académicos do CINANIMA, na véspera do 50ª aniversário deste Festival.
Esta iniciativa, de entrada livre, é um momento de disseminação cultural e precede a 49.ª edição do CINANIMA, que irá acontecer de 7 a 16 de novembro de 2025, em Espinho.
